QUALIDADE DE VIDA E O IMPACTO NA ROTATIVIDADE NO SETOR HOTELEIRO

Autores

  • Joseane Almeida dos Santos
  • Antonio Carlos Estender

Palavras-chave:

Qualidade de vida no trabalho, Rotatividade, Gestão de pessoas, custos

Resumo

Qualidade de vida no trabalho é um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico e implantação de melhoria para bem-estar dos colaboradores, gerando benefícios para a empresa, porque colaborador motivado trabalha melhor aumentando assim, a qualidade no serviço gerando lucro para a empresa. O objetivo deste artigo visa demonstrar como a QVT pode influênciar na diminuição da rotatividade de pessoal, problema que impacta nos custos da organização gerando prejuízo. O método utilizado para a elaboração deste projeto foi estudo de casos, entrevistas, análises bibliográficas e documentais. Através dos dados colhidos e dos relatos de colaboradores de diferentes departamentos foi possível constatar que é uma empresa preocupada com a qualidade de vida de seus colaboradores, e os motivos das demissões geralmente são pessoas que estão indo em busca de melhores remunerações. Sendo assim o talvez uma reestruturação salarial resolvesse o problema. Conclui-se então que as pessoas são o maior ativo da organização para o alcance dos objetivos e a qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada à motivação, que reflete no comportamento dos funcionários e na produtividade. E a causa da rotatividade de pessoal esta relacionada com os fatores internos e externos cabe à empresa diagnosticar evitando, assim as demissões espontâneas contribuindo para o sucesso da organização perante a concorrência

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Publicado

2016-10-01

Edição

Seção

Artigos