APLICABILIDADE DA TI ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS (SERIOUS GAMES) VOLTADO PARA O TRATAMENTO DE DOENÇAS

Autores

  • Gabriele Caroline Bueno da Silva Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista
  • Guilherme Silva Barbosa

Palavras-chave:

Eletronic Games, Placebo Effect, Information Technology, Serious Games

Resumo

Serious games é um novo conceito de jogos eletrônicos, que surgiu com o propósito de promover melhorias no dia a dia das pessoas, onde cada jogo desenvolvido surge para ajudar o ser humano em algo de seu cotidiano, trazendo benefícios na maneira de agir, decidir e pensar das pessoas. Apesar da ideia serious games existir há um bom tempo, a maior parte da sociedade mais vivida, pensa que os jogos eletrônicos oferecem as pessoas somente o entretenimento, consequentemente trazendo o vício e malefícios à saúde de seus jogadores. Em contraponto a esta informação, este trabalho aborda um lado esperançoso para pessoas que acreditam que os jogos eletrônicos possibilitam apenas problemas. Foram avaliados 5 (cinco) jogos por meio de um estudo de caso, onde foi possível observar que existem games que auxiliam a sociedade na área da saúde, apresentando suas principais características e os resultados benéficos que as permeiam em uma determinada doença.

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Publicado

2016-12-01