O USO DA TECNOLOGIA NA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

ESTUDO DE CASO

Autores

  • Adriel Vieira Cardoso Faculdade de Tecnologia de Guarulhos
  • Celia de Lima Pizolato Faculdade de Tecnologia de Guarulhos
  • Daniela Caje Espinoza Faculdade de Tecnologia de Guarulhos
  • Luciana Maria Gasparelo Spigolon Faculdade de Tecnologia de Guarulhos
  • Rosângela Aragão Cerqueira Faculdade de Tecnologia de Guarulhos

Palavras-chave:

Processos, Tecnologia, Planejamento

Resumo

Analisar o processo na prestação de serviços é o passo inicial relevante para a busca da melhoria continua. O presente artigo tem como objetivo estudar os processos de atendimento - matriculas e rematrículas - com base nos relatórios gerados pelo Software ARENA®, no mês de janeiro de 2018 na Escola Estadual Professora Maria Angélica Soave. Apesar desses procedimentos se iniciarem em outubro de 2017, os dados analisados são referentes ao mês de janeiro por ser o mês crítico. Utilizou-se como referencial teórico sobre planejamento e processo nos quais possibilitou identificar os seguintes gargalos: falta de capital humano, capital tecnológicos e insumos (tintas para impressão, papel ofício, formulários diversos), férias de funcionários, recessos, jornada de trabalho reduzida e a elevação da demanda por vagas, atrasos gerados por falta de energia elétrica dentre outros percalços. Após análise de resultado foi possível auxiliar na tomada de decisões verificando que a melhoria acontecerá utilizando recursos disponíveis na própria unidade escolar sem haver a necessidade de aumento de custos.

Biografia do Autor

Rosângela Aragão Cerqueira, Faculdade de Tecnologia de Guarulhos

Analisar o processo na prestação de serviços é o passo inicial relevante para a busca da melhoria continua. O presente artigo tem como objetivo estudar os processos de atendimento - matriculas e rematrículas - com base nos relatórios gerados pelo Software ARENA®, no mês de janeiro de 2018 na Escola Estadual Professora Maria Angélica Soave. Apesar desses procedimentos se iniciarem em outubro de 2017, os dados analisados são referentes ao mês de janeiro por ser o mês crítico. Utilizou-se como referencial teórico sobre planejamento e processo nos quais possibilitou identificar os seguintes gargalos: falta de capital humano, capital tecnológicos e insumos (tintas para impressão, papel ofício, formulários diversos), férias de funcionários, recessos, jornada de trabalho reduzida e a elevação da demanda por vagas, atrasos gerados por falta de energia elétrica dentre outros percalços. Após análise de resultado foi possível auxiliar na tomada de decisões verificando que a melhoria acontecerá utilizando recursos disponíveis na própria unidade escolar sem haver a necessidade de aumento de custos.

Downloads

Publicado

2017-06-01