Autores
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Adriel Vieira Cardoso
Faculdade de Tecnologia de Guarulhos
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Celia de Lima Pizolato
Faculdade de Tecnologia de Guarulhos
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Daniela Caje Espinoza
Faculdade de Tecnologia de Guarulhos
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Luciana Maria Gasparelo Spigolon
Faculdade de Tecnologia de Guarulhos
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Rosângela Aragão Cerqueira
Faculdade de Tecnologia de Guarulhos
Palavras-chave:
Processos, Tecnologia, Planejamento
Resumo
Analisar o processo na prestação de serviços é o passo inicial relevante para a busca da melhoria continua. O presente artigo tem como objetivo estudar os processos de atendimento - matriculas e rematrículas - com base nos relatórios gerados pelo Software ARENA®, no mês de janeiro de 2018 na Escola Estadual Professora Maria Angélica Soave. Apesar desses procedimentos se iniciarem em outubro de 2017, os dados analisados são referentes ao mês de janeiro por ser o mês crítico. Utilizou-se como referencial teórico sobre planejamento e processo nos quais possibilitou identificar os seguintes gargalos: falta de capital humano, capital tecnológicos e insumos (tintas para impressão, papel ofício, formulários diversos), férias de funcionários, recessos, jornada de trabalho reduzida e a elevação da demanda por vagas, atrasos gerados por falta de energia elétrica dentre outros percalços. Após análise de resultado foi possível auxiliar na tomada de decisões verificando que a melhoria acontecerá utilizando recursos disponíveis na própria unidade escolar sem haver a necessidade de aumento de custos.
Biografia do Autor
Rosângela Aragão Cerqueira, Faculdade de Tecnologia de Guarulhos
Analisar o processo na prestação de serviços é o passo inicial relevante para a busca da melhoria continua. O presente artigo tem como objetivo estudar os processos de atendimento - matriculas e rematrículas - com base nos relatórios gerados pelo Software ARENA®, no mês de janeiro de 2018 na Escola Estadual Professora Maria Angélica Soave. Apesar desses procedimentos se iniciarem em outubro de 2017, os dados analisados são referentes ao mês de janeiro por ser o mês crítico. Utilizou-se como referencial teórico sobre planejamento e processo nos quais possibilitou identificar os seguintes gargalos: falta de capital humano, capital tecnológicos e insumos (tintas para impressão, papel ofício, formulários diversos), férias de funcionários, recessos, jornada de trabalho reduzida e a elevação da demanda por vagas, atrasos gerados por falta de energia elétrica dentre outros percalços. Após análise de resultado foi possível auxiliar na tomada de decisões verificando que a melhoria acontecerá utilizando recursos disponíveis na própria unidade escolar sem haver a necessidade de aumento de custos.