INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA MOBILIDADE DE PASSAGEIRO DA LOGÍSTICA OUTBOUND NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO/GUARULHOS

Autores

  • Emerson Luiz Dalla Verde Faculdade de Tecnologia de Guarulhos
  • Maria Luiza Abreu Barbosa Faculdade de Tecnologia de Guarulhos
  • Prof. Dr. Carlos Alberto Diniz Grotta Faculdade de Tecnologia de Guarulhos

Palavras-chave:

Logística Outbound, movimentação de passageiros, aeroporto

Resumo

Este artigo apresenta estudo e propõe análise técnica dos níveis de eficiência e capacidade do serviço de movimentação dos passageiros, modo ônibus, denominado “traslado interno” oferecido pela concessionária GRUAirport operadora do Aeroporto Internacional de São Paulo. Este serviço foi implantado como Logística Outbound no atendimento aos passageiros que realizam conexão, também têm se consolidado elemento essencial na movimentação dos demais atores do complexo aeroportuário: colaboradores da empresa concessionária, das companhias aéreas e demais usuários e não usuário que podem utilizam-se deste meio para deslocamento entre os terminais de passageiros T1, T2 e T3 . O objetivo geral é levantar o processo e que tratamento sistematizado da cadeia produtiva do serviço pode agregar valor na satisfação dos passageiros, principal ativo dos aeroportos. Também serão abordados os possíveis fatores que podem impactar o serviço, frente aumento de demanda. O método adotado na pesquisa é o descritivo e explicativo através de revisão bibliográfica e levantamento de dados. A aplicação dos fundamentos da logística interna na movimentação entre os terminais é uma especificidade não observada nos demais aeroportos do Brasil e implementação deste método logístico pode configurar papel importante na gestão aeroportuárias e de complexos de operações similares. O estudo considera o âmbito da sustentabilidade, como medidas de curto e médio prazo, o rearranjo tecnologias já existentes no aeroporto, como aplicativo o GRUAirport e o sistema de identificação RFID dos estacionamentos,para otimizar a capacidade operacional do serviço, com resultados de baixo custo, melhoria na movimentação e diminuição da emissão de gases poluentes.

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Publicado

2018-06-01