A INFLUÊNCIA DO MARKETING DE EXPERIÊNCIA NO BRANDING

A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE O CASO DA DISNEY

Autores

  • Victor Borges Canella Faculdade de Tecnologia de Taubaté
  • Murilo Baracho Filho Escola Técnica Estadual Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin
  • Bruna Camille Loschi Escola Técnica Estadual Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin
  • Eduardo Aparecido Marquez Marcondes Escola Técnica Estadual Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin
  • Maria Eduarda Correia Mota Santos Escola Técnica Estadual Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin
  • Paula Renata Correia Mota Santos Escola Técnica Estadual Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin

Palavras-chave:

Marketing de Experiência, Disney, Branding, Percepção de alunos, Storytelling

Resumo

Na era atual, o marketing de experiência tornou-se essencial devido às mudanças na oferta de produtos e serviços, alinhadas às demandas dos consumidores. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar como a Disney utiliza o marketing de experiência em sua proposta de branding a partir da percepção de estudantes de uma escola técnica do Estado de São Paulo. Por meio de um estudo de caso sobre a Disney a partir de fontes bibliográficas e, a posteriori, de uma pesquisa de campo, foram coletados dados via Google Forms, resultando em 55 respostas de alunos dessa escola técnica. Os dados apontaram uma visão predominantemente positiva da experiência Disney, mesmo entre aqueles que nunca visitaram os parques. O sucesso do Branding da Disney é atribuído à sua atenção aos detalhes e habilidade em encantar. Estratégias incluem personagens icônicos, storytelling, tematização de parques, estímulos sensoriais, atendimento de excelência e o foco recente em representatividade. Apesar dos achados positivos, este estudo é um ponto inicial, sugerindo pesquisas futuras com abordagem qualitativa para uma análise mais profunda, explorando, por exemplo, desafios e oportunidades do marketing de experiência no ambiente digital e seu impacto no branding da Disney.

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Publicado

2023-06-01