AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA DA APRENDIZAGEM EM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Educação Corporativa, Universidade Corporativa, Aprendizagem estratégicaResumo
O presente artigo propõe comparar as atividades de uma empresa nacional de logística no âmbito de sua Universidade Corporativa com os dez objetivos e princípios desenvolvidos por Jeanne Meister para caracterizar a aprendizagem estratégica necessária para a formação de uma força de trabalho altamente qualificada e preparada para enfrentar as mudanças globais. Nesse sentido, a complexidade conferida pelas especificidades do negócio, abre espaço para o questionamento do papel do RH como provedor desta aprendizagem. A produção do conhecimento orientado pelo negócio é altamente customizada e requer a colaboração multidisciplinar capaz de agregar valor ao negócio. Neste trabalho, utilizou-se o método qualitativo de pesquisa, que engloba a revisão da literatura sobre o tema Educação Corporativa e os aspectos que envolvem o papel do RH na organização e concepção de sistemas de educação ou Universidades Corporativas (UCs), além da exposição dos resultados comparados a partir do estudo de caso. A comparação do cenário desta universidade com os objetivos e princípios postulados por Meister abre espaço para uma análise crítica do modelo tradicional de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e a real contribuição estratégica esperada para as universidades corporativas. A análise dos resultados a partir das entrevistas realizadas apontam que a empresa possui aderência intermediária aos conceitos postulados por Meister. Porém, observa-se também, uma consolidação do papel estratégico da UC. Ainda assim, existe espaço para melhorias na definição dos papéis da liderança na aprendizagem e na estruturação de mecanismos de avaliação que apresentem os resultados educacionais atrelados aos resultados de crescimento da empresa.